segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Teexto Didaatico '

    Oi pessoal , olha eu aqui denovo só que desta vez para falar de um assunto diferente : os Demonstrativos em espanhol .
    Os demonstrativos são palavras variáveis que acompanham um nome indicando , em relação ás pessoas , a posição dos seres no espaço.Elas podem ser identificadas de 3 formas :

*Cerca;
*No tan cerca ;
*Lejos;

Cerca :   masculino : este, estos
feminino : esta , estas

No tan cerca : masculino : ese , eses
feminino : esa ,esas

Lejos : masculino : aquel , aquellos
feminino :aquella, aquellas

   Os demonstrativos podem exercer função de adjetivo ou pronome.

-Adjetivo -> Não se acentuam
        ex: Aquellos ninõs son muy listos

-Pronomes ->São acentuados
        ex: Aquél es el libro que mas me agrada

OBS : Na lingua espanhola os demonstrativos não podem se contrair com as preposições .

      FORMAS NEUTRAS

   Elas se referem a conceitos  abstratos ,sempre estão no singular e nunca diante de substantivos .
        ex: Esto no me interessa

OBS :

- Não são usadas para se referir a pessoas 
-São usadas em frases interrogativas

    EXPRESSÕES COM DEMONSTRATIVOS

 * a eso de + hora
          usado para dar ideia de hora
*¿ y eso ?
          usado para pedir esclarecimentos de algo que ocorreu inesperadamente
*en esto
          usado para introduzir um fato novo durante o ja relatado
*esto es
          usado para reformular algo ja dito
*eso es
          usado para expressar aprovação

         

Novas regras ortograficas

. Pessoal eu resolvi fazer uma postagem sobre um assunto meio complicado , já que foram mudanças feitas em algo que já estávamos acostumados : as regras de ortografia da língua portuguesa .


Essas mudanças entraram em vigor no dia 01/01/2009. As mudanças feitas foram as seguintes :


- O nosso alfabeto passa a conter mais 3 letras oficialmente : K,W e Y.  Essas letras serão usadas em unidades de  medidas , nomes de pessoas estrangeiras e em outras palavras.


-A trema não existirá mais , só se usará a trema em casos de nomes de pessoas estrangeiras .


-Em palavras paroxítonas não se acentuará mais os ditongos "ei " e "oi"


-As letras I e U tônicas , depois de ditongos , formando hiatos não serão mais acentuadas
ex: Baiuca


-Os hiatos oo e ee não receberão mais acento.


-Em palavras com mesma grafia,sentido e som diferentes (homónimas) não se usará mais o acento que as diferencia . O acento ainda deve ser usado nos verbos pôr e poder . Nas frases com as palavras forma e fôrma o uso de acento é opcional.


-NÃO se usará o hífen quando um prefixo terminar com vogal diferente da que inicia o segundo .Também NÃO se usará mais o hífen para separar prefixos terminados em vogal cujo próximo prefixo seja iniciado com R ou S , nesses casos a palavra será escrita junta e a letra será duplicada.


- Deverá se usar o hífen quando o primeiro prefixo terminar com a mesma vogal que inicia a segunda palavra .




 Ta aí galeriinha , as novas regras ortográficas , espero que seja útil a vocês !!
Beijos *--*

- Biiiografiiiiia '

   José Alberto Campêllo Morais Bezerra conhecido como Sgt Campello , nasceu no dia 10 de Fevereiro de 1972 na cidade de Itabuna , no estado da Bahia .
   Cursou o ensino fundamental no Colégio Estadual de Itabuna e se formou na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) no ano de 2004 no curso de Administração. É casado tem 1 filho e sua esposa está gravida.
    Já trabalhou na Santa Casa de Misericordia antes de seguir a carreira militar. A carreira como militar foi uma  oportunidade que surgiu na sua vida na qual ele ingressou em 09 de Setembro de 1996.Ele já trabalhou no 2º e 15º Batalhão de Policia Militar (BPM) e em algumas empresas privadas.
    Tem como desejo de realizar profissionalmente : Progredir na  carreira militar , terminar sua pós graduação e cursar mais uma faculdade.Sua opinião sobre o trabalho no Colégio da Policia Militar é a seguinte : "É gratificante pois tenho a oportunidade de estar em contato com os jovens e contribuir para o aperfeiçoamento moral e intelectual deles ". A mensagem deixada para os alunos do CPM é que tenham prsistência e amor aos estudos como ingredientes nescessários ao desenvolvimento pessoal para que tenham sucesso na vida .

- Contoo ;

                                                                      No baile

Era uma vez em uma pequena e simples cidade uma menina de 14 anos ,morena, dos olhos castanhos e cabelos cacheados , era uma garota amiga ,estressada,desengonçada e muito nervosa , mas uma boa pessoa.Seu nome era Lucia.Faltavam apenas 7 dias para o dia dos namorados e Lucia estava muito ansiosa pois não tinha um namorado porem no mesmo dia o garoto mais lindo da escola a pediu em namoro.Parecia ate fantasia , ela jamais imaginava que aquilo poderia realmente estar acontecendo.Esse menino era Fred , o menino mais lindo de todo mundo , ou apenas o mais lindo que Lucia e suas 3 Bff’s –Julia ,Giovanna e Patrícia – conheciam. Fred se dizia muito apaixonado por Lucia mas na verdade era apenas uma aposta feita por ele com seu amigo Pedro de que namoraria com ela e a trairia e terminaria com ela no baile de dia dos namorados que seria organizada pelos alunos da escola com Giovanna. Lucia e suas amigas conversavam muito sobre este namoro e passavam horas dizendo como ele era lindo de morrer e especial e como ela havia tirado a sorte grande de ter arranjado um namorado como aquele tão pouco tempo antes do dia dos namorados.Se passaram 3 dias da rotina natural de Lucia porem agora ela tinha um namorado lindo de morrer porem que não ligava nem um pouquinho de nada para ela , para ele era como se não tivesse namorada , apesar de toda atenção dada para ela por ele.Mas um dia se passou e Lucia decidiu comprar seu presente de dia dos namorados pois agora faltavam apenas 4 dias para a tão esperada noite e Lucia toda carinhosa passou uma tarde inteira procurando um presente romântico e que fosse digno de seu namorado , por fim decidiu comprar um belo par de tênis , que todo jovem queria ter , inclusive Fred que ainda não tinha um e junto um belo cartão dizendo :


“ Querido Fred ....


São apenas alguns dias juntos e mesmo em tão pouco tempo você consegue ser muiiiito , muiiito especial mesmo e eu sinceramente espero que dure muito ...


Sua namorada Lucia ... “”


Ao chegar em casa Lucia estava radiante com um belo e jamais visto ,com tanta intensidade, sorriso .Cada dia se passava mais e mais rápido , e era praticamente impossível Lucia ver eles passarem só pensava em Fred , ela realmente estava apaixonada por ele , mas ele não correspondia em nada esse sentimento ,estava apenas interessado em ganhar a aposta.Já era 11 de Junho faltava apenas um dia e Fred combinou com Lucia de buscá-la em casa e levá-la ao baile.Lucia passou o dia seguinte inteiro se preparando para estar linda no baile ,comprou um lindo vestido rosado e uma sandália , fez um lindo penteado e embrulhou o presente. Chegou a hora e Fred estava tocando a campainha da casa de Lucia , a cumprimentou , beijou e lhe deu um buquê de rosas brancas , entrou e falou com os pais dela e no horário previsto foram para o baile no carro dele, ela aproveitou e deu-lhe também o seu presente desejando feliz dia dos namorados . Ao chegar no baile tudo parecia normal , ela falou com suas amigas e ele com Pedro , passaram a noite toda juntos ate que quase no fim do baile ele chegou em Giovanna e eles se beijaram , muito abalada Lucia saiu correndo desesperada para casa e chorou muito , muito e muito . Fred porem estava contente pois havia ganho a aposta e Giovanna estava encantada pois tinha beijado Fred e nem ligou para a dor da amiga que estava sendo consolada por suas verdadeiras amigas : Julia e Patricia.Elas tentavam consolar Lucia que chorava cada vez mais e mais . O tempo passou Giovanna não era mais amiga de Lucia , agora eram apenas duas Bff’s.Fred estava sozinho e seu amigo Pedro junto com ele.Lucia percebeu que aquela paixãozinha por Fred era apenas ilusão e que o que é realmente necessário na vida não é ter um belo namorado ou ser bonita e sim ter amigos de verdade como Julia e Patricia que realmente se importassem com ela e gostassem dela e que no momento certo apareceria um menino que mesmo que não fosse um príncipe, mesmo que fosse um sapo a amaria do jeito que ela realmente mereceria e do jeito que ela realmente fosse , sem que ela precisasse mudar para agrada-lo, agora ela estava feliz por ter passado por tudo aquilo pois ela descobriu que o verdadeiro amor seria muito melhor ,que nem tudo mundo que se diz ser seu “AMIGO” é de verdade ou é confiável e o mais importante beleza não é tudo o mais importante é o que você é por dentro e não por fora , pois “beleza vai e o conteúdo fica “.

Resenha Criticaaa '

CUERDA, José Luis . A lingua das Mariposas , 1999.


        O filme a "lingua das mariposas" conta a historia de Moncho, um garoto que tinha medo de ir á escola pois acreditava que todos os professores batiam nos alunos, porém ao chegar na sua escola descobriu que seu professor era diferente e daí surgiu uma bela amizade , a historia se passa em um periodo da Guerra Civil Espanhola . Moncho  aprende muitas coisas com seu professor , inclusive sobre as mariposas.A última cena é a mais comovente do filme , quando muitas pessoas se veem obrigadas a renunciar sua opnião para não verem pais de familia sendo levados .É neste momento que o professor é levado e Moncho assiste aquela cena sem nada poder fazer.
         O filme tem uma boa qualidade e é emocionante, bem produzido e demonstra com clareza o contexto da época graças á Guerra Civil Espanhola. É um filme recomendado a pessoas interessadas em conhecer a história da humanidade , em especial a Guerra Civil Espanhola .


          

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

- Apresentaçããão '

Oiii galeriiinha ,


Eu criei este blog como requisito para a nota da 3ª unidade na materia de redação segundo orientação do professor Uderlan. Sou uma aluna da turma do 1º ano D do CPM de Itabuna - Bahia . Aqui eu estarei postando : biografia , texto didatico ,crônicas, etc .. Espero que gostem e que eu possa ajudar vocês com alguma duvida !
P.S: Espero os comentarios de voces !


Beijooos *--*